A equipe da Delegacia de Polícia Civil de Lauro Muller, Santa Catarina, parou suas atividades por alguns minutos nesta terça-feira (07/11) exatamente as 18h para prestar uma homenagem à delegada de polícia civil Lucia Maria Stefanovich, que morreu durante a madrugada em Florianópolis, onde estava internada em decorrência de um AVC. Manifestações de pesar e de luto ocorreram em outras delegacias da região sul e do estado, no mesmo horário em que ocorria o sepultamento da Policial.

A Dra Lúcia foi a primeira mulher a ser investida ao cargo de delegada no Brasil (1972). Também, durante sua carreira de mais 44 anos na Polícia Civil de Santa Catarina, foi a primeira Superintendente da Polícia (Delegada Geral - (1990) e foi a primeira mulher a assumir o cargo na Secretaria de Segurança Pública no Brasil (1995).

Também foi responsável pela criação da primeira delegacia em Santa Catarina onde somente mulheres policiais trabalharam, dando origem à 6ª Delegacia da Capital (Florianópolis), onde até então eram atendidos somente menores infratores.

Aos 69 anos - 44 trabalhando na Polícia Civil - continuava a exercer as atividades de autoridade policial na 2ª Delegacia da Capital. Tinha se aposentado, porém, retornou logo em seguida ao quadro de servidores da Polícia Civil.

Era natural de Lauro Muller, sul do Estado.

Em nota oficial, a Polícia Civil lamentou a morte da delegada e fez um breve histórico de sua carreira.

Durante todo o dia, o brasão oficial da Polícia Civil foi modificado com o brasão de luto.



O vice governador Eduardo Pinho Moreira, manifestou-se ainda pela manhã em suas redes sociais "Lúcia Stefanovich, 1ª delegada do Brasil e 1ª secretária de Segurança Pública, deixa um legado de dedicação e vocação à causa pública"

O governador Raimundo Colombo decretou luto de 1 dia.

O Delegado Regional de Criciúma (6ª DRP), Dr Ivaldo Gregório Inácio lamentou a morte da colega, lembrando que quando assumiu o cargo de autoridade policial, foi a Dra Lúcia quem o lotou em Lauro Muller, onde atuou por quase duas décadas.