Paulo Henrique dos Santos Amorim, conhecido pela sigla PHA, era jornalista, empresário, escritor, apresentador de TV e blogueiro. Nascido em 22 de fevereiro de 1942 no Rio de Janeiro, era torcedor do Fluminense e atuava no ramo jornalístico desde 1961, estreando no jornal "A Noite". Depois foi trabalhar em Nova Iorque como correspondente internacional da Revista Realidade e posteriormente da Veja.

Trabalhou em diversas redações, dentre elas a Rede Globo, onde também atuou como correspondente internacional. Também trabalhou na extinta TV Manchete. Em 1996 saiu da Rede Globo indo para a Bandeirantes, atuando como apresentador do Jornal da Band e do polêmico programa "Fogo Cruzado". Em seguida foi para a TV Cultura.

Em 2000 criou o UOL News, o primeiro canal de notícias em streaming na internet do Brasil ficando no ar até 2006. Ainda em 2006 começou o portal IG.

No ano de 2003 foi contratado pela Rede Record, como apresentador do Jornal da Record; criou na emissora a revista eletrônica "Tudo a Ver". Desde de 2006 começou a apresentar o programa Domingo Espetacular, com seu famoso bordão " Olá, tudo bem?", com sua voz inconfundível.

Da apresentação do programa Domingo Espetacular estava afastado desde final de junho deste ano por divergências políticas com os diretores da emissora, porém, não havia sido demitido pois seu contrato venceria ainda em 2021.

Mantinha também o Blog Conversa Afiada, com um canal no Youtube de mesmo nome e postava pequenos vídeos, comentando de forma irônica, porém séria, os atuais temas e acontecimentos políticos no Brasil.

Referia-se a alguns políticos e autoridades de forma dura, com expressões fortes, sem medo de expor sua análise e interpretação dos fatos.

Escreveu alguns livros, dentre eles: "Plim-Plim: a peleja de Brizola contra a fraude eleitoral" (2005) escrito em conjunto com Maria Helena Passos; Em 2015 escreveu " O Quarto Poder" e por ultimo em 2016 "O Manual inútil da televisão e outros bichos curiosos", o qual reúne as mais diversas histórias que ele construiu durante sua carreira como repórter televisivo junto a todo tipo de figuras midiáticas.

Morreu de infarto fulminante na madrugada dessa quarta feira ( 10/07/19) em seu apartamento no Rio de Janeiro. Deixa a esposa, a também jornalista Geórgia Pinheiro e uma filha.

Obrigado Paulo Henrique Amorim..por seu jornalismo independente e sério.

(Por Gilberto Luiz de Souza - Policial Civil - Apresentador de TV - Radialista - Professor - Psicanalista)

Livro O Quarto Poder - escrito em 2015.